10.12.07

Casa da Luz expõe obras de alunos de Milewski

"Um grupo de alunos e ex-alunos integrados desde 2005 no Atelier Quatroccento de Marcos Milewski é autor do conjunto de trabalhos artísticos que o Museu de Electricidade da Madeira - Casa da Luz apresenta ao público a partir de quarta-feira, dia 12 de Dezembro.As obras foram realizadas no âmbito do curso 'Actividades de Enriquecimento, Expressão Plástica / Pintura' promovido pela Direcção Regional da Juventude, Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação - Divisão Coordenadora de Apoio à Sobredotação.
Desde 1993 que o artista argentino Marcos Milewski organiza ateliers de técnicas de desenho e pintura para artistas de vários tamanhos.Nesta mostra em concreto, cruzam-se trabalhos de artistas que já andam pelas sua própria arte e outros que ainda estão a dar os primeiros passos. Em comum, apresentam uma obra emblemática. Ao todo estarão patentes ao público cerca de 25 pinturas divididas pelas técnicas a óleo, acrílico sobre tela e ainda, em número bem mais reduzido, a pastel.Apesar da diversidade de abordagens, a exposição, refere o formador, é coesa.A exposição ficará patente ao público até 11 de Janeiro de 2008, na sala de exposições temporárias do Museu de Electricidade. Pode ser vista de terça a sábado (excluindo dias santos e feriados das 10 horas até às 12.30 e das 14 às 18 horas. A entrada é gratuita.

Ensinar a arte de pintar por Marcos Milewski

"Pintar é partilhar a nossa maneira de olhar o mundo com os outros"."Ensinar a pintar é ajudar a 'dizer coisas' com lápis, pincéis e tintas."É mostrar como os instrumentos funcionam, é observar juntos coisas simples que se encontram à nossa volta: maracujá, um rosto, um poente visto pelas janelas partilhando a maravilha de ver cores, luzes, formas, o belo submerso nunca antes vislumbrado"."pintar e ensinar complementam-se", pois dá e recebe, ensina e aprende.Era imperioso "mostrar a imensa variedade de cores, estilos e modos de ver as coisas" dos seus alunos.É um modo de dar voz aos trabalhos."


Paula Henriques , in Diário de Notícias, 06-12-2007.

Sem comentários: