É a segunda vez que a escritora é galardoada com este prémio, depois de o ter obtido em 1990 com «Um beijo dado mais tarde».
O romance «Amigo e Amiga - Curso de Silêncio de 2004», editado em 2006 pela Assírio & Alvim, foi escolhido por maioria pelo júri, presidido por José Correia Tavares.
Ao prémio, de 15 mil euros, concorreram 37 editoras, tendo sido admitidas 92 obras publicadas em 2006, um número recorde de admissões, segundo a associação.
O júri, que apenas decidiu o vencedor do prémio numa terceira reunião, foi composto por Ana Mafalda Leite, Cristina Robalo Cordeiro, Fernando Pinto do Amaral, Luís Mourão e Silvina Rodrigues Lopes.
Maria Gabriela Llansol, de ascendência espanhola, nasceu em Lisboa em 1931 e é considerada uma das mais inovadoras escritoras da ficção portuguesa contemporânea.
É autora das obras «Os pregos na erva» (1957), «A restante vida» (1978), «Um beijo dado mais tarde» (1990) e «Lisboaleipzig» (1994), entre outras.
A Assírio & Alvim tem editados alguns dos seus textos, nomeadamente «Contos do mal errante» e «O começo de um livro é precioso».
O Grande Prémio de Romance e Novela já distinguiu 21 autores portugueses, entre os quais Agustina Bessa-Luís, Vergílio Ferreira e António Lobo Antunes."
Fonte: Diário Digital /Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário